Você que é lojista e atua no segmento de vestuário, sabe muito bem que por vezes é preciso elaborar algumas estratégias para aumentar as vendas na sua loja de roupas.
Na hora de acelerar os seus resultados, vale a pena investir em todas as possibilidades a favor do seu negócio. Cada detalhe faz a diferença para atrair o seu público e vender muito mais.
Numa loja de roupas há diversas particularidades quando o assunto é organização do ambiente. Quando você consegue reunir cada uma dessas características, elas têm o poder de envolver o seu público, incentivando cada vez mais o consumo no seu estabelecimento.
Independentemente dos métodos que você utilize, saiba que eles não se concentram apenas no salão onde as peças estão disponíveis. O cuidado começa já na sua vitrine e vai até o caixa, se tornando um diferencial competitivo da sua marca, destacando a sua loja de roupas entre a concorrência.
Quer saber como organizar o seu negócio de forma estratégica para alavancar as suas vendas? Continue a leitura deste artigo até o final para acompanhar todas as dicas que compartilharemos.
Vamos lá?

Passo a passo para inovar na organização da sua loja de roupas


1. Preze pela apresentação da sua vitrine


Para organizar a sua loja de roupas, tudo começa pela vitrine. Por incrível que pareça, muitos dos seus concorrentes não dão importância a essa parte tão importante do seu espaço, o que é uma pena, já que estão perdendo excelentes oportunidades de vendas.
A vitrine é o primeiro contato que o público tem com a sua marca. Por isso, é essencial que ela esteja sempre bem cuidada, limpa e organizada de forma estratégica.
Uma solução para otimizar essa tarefa é investindo em metodologias eficientes de visual merchandising - uma prática bastante comum no varejo, graças à união das áreas de arquitetura, design e marketing para alavancar as vendas e realçar os pontos fortes da sua marca.
Entre todas as estratégias de visual merchandising aplicadas pelos lojistas, nas vitrines, algumas merecem destaque, como por exemplo:
  • organize a sua vitrine com uma boa iluminação com jogos de luzes ou refletores;
  • faça mudanças constantes no cenário. Isso vale tanto para as roupas que os manequins utilizam quanto para a decoração do local;
  • use as datas comemorativas como inspiração e tendências de moda na hora de organizar a vitrine;
  • lembre-se de expor na vitrine somente as peças disponíveis no seu estoque;
  • seguir todas as dicas considerando a preferência do seu público-alvo.

2. Cuide bem dos seus manequins


Você sabia que os manequins têm um papel fundamental na sua loja de roupas? São esses recursos que, quando bem produzidos com as peças da sua marca, atraem os seus futuros clientes para dentro do seu estabelecimento.
Quando você capricha na produção dos manequins, está ajudando o consumidor a se imaginar vestindo aquelas peças, estimulando nele a vontade de comprar toda a produção exposta na vitrine.
Essas estruturas ajudam bastante se você quiser expor uma quantidade maior de peças, mostrando ao público como fica o caimento delas no corpo
Se você tem dificuldades para montar os manequins da sua loja de roupas de maneira adequada, aqui vai outra dica imperdível: esteja sempre a par do que acontece no universo da moda e suas principais tendências e dê preferência à exposição das roupas que são sucesso no momento.
Caso a sua loja ainda não tenha manequins, reforçamos a sua importância nas vendas e no sucesso do seu negócio. O ideal é você investir em modelos variados, como por exemplo, os que atendem a tamanhos diferentes do seu público. 
Mesmo que a sua marca seja direcionado apenas para um gênero específico, como o público feminino, é interessante que você tenha manequins em tamanhos e curvaturas variadas que representem todas as mulheres que a sua loja de roupas deseja atender.
Além disso, vale refinar o seu ponto de vista estético para ajudar na combinação de cores, texturas e modelos.

3. Dedique atenção para as araras da sua loja


Nunca duvide do poder que as araras da sua loja de roupas possuem. Na hora de utilizá-las, é possível deixar o espaço bem mais arrumado, visualmente mais leve, facilitando o acesso dos clientes às roupas. Tudo isso permite a otimização da experiência do consumidor no interior do seu estabelecimento.
Outra dica é investir na aquisição de araras com um design mais atrativo, combinando com os demais itens decorativos do ambiente. Esse detalhe ajuda o seu público a perceber todo o seu cuidado em preparar a loja para recebê-lo da melhor forma possível.
No conceito de visual merchandising há alguns artifícios para te ajudar a manter as araras organizadas. Veja quais são:
  • reúna as peças conforme as suas cores;
  • organize as roupas considerando as coleções;
  • vá alternando entre peças mais longas e as mais curtas;
  • passe as roupas antes da sua exposição nos cabides.
Por falar em cabides, como estão os seus? Estão em bom estado, apresentáveis, e principalmente, cumprindo o seu papel principal?
Quando o assunto é a organização da sua loja de roupas, escolher bem os cabides que é um cuidado essencial para a apresentação e armazenamento correto das peças, além de facilitar o contato dos clientes com os itens disponíveis para venda.
O ideal é que os cabides sejam todos do mesmo material, para as araras ficarem mais organizadas e harmoniosas, porém, se na sua loja há peças diferentes, alguns cabides deverão acompanhar a proposta desses outros tipos de roupas. Por exemplo, para blazers, é recomendado utilizar um cabide de madeira.

4. Desenvolva estratégias direcionadas para o caixa


Os investimentos em estratégias para o sucesso da sua loja de roupas vão muito além das boas práticas de visual merchandising. 
Além dessas, há outras técnicas infalíveis para aplicar em outras áreas do seu estabelecimento e ampliar o fluxo de vendas, como o caixa, por exemplo. 
No cenário atual, duas técnicas são bastante utilizadas, conhecidas como cross-selling e upselling. A primeira é o ato de oferecer ao cliente algum produto ou serviço complementar e tenha conexão total com o que ele acabou de adquirir. 
No contexto de loja de roupas, esses itens complementares podem ser acessórios, como colares, brincos, cintos e até mesmo uma peça básica, como uma camiseta branca.
Já a técnica upselling diz respeito à oferta de itens mais completos e com preços mais elevados ao que o cliente acabou de comprar. Para que a venda se concretize, é fundamental mostrá-lo os principais benefícios em trocar uma versão por outra. 
Nesse caso, as opções de produtos para oferecer podem ser conjunto de roupas, kits com peças e/ou acessórios exclusivos, além de roupas com qualidade bastante superior ao que seriam a sua primeira opção.
O ideal é qualificar a sua equipe de vendas e demais colaboradores para oferecer essas possibilidades aos clientes. Outra opção é manter os itens complementares mais próximos ao caixa, já que essa estratégia estimula o aumento do consumo na loja e, consequentemente, da sua receita mensal.

Conclusão


Se você busca formas de destacar a sua loja de roupas no mercado, é necessário adotar estratégias eficientes e direcionadas para o seu ramo de atuação.
Organizar e cuidar de tudo aquilo que evidencia o seu produto e os pontos fortes da sua marca é um investimento com retorno garantido.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o nosso blog, semanalmente estaremos aqui para compartilhar informações essenciais para o sucesso do seu negócio. Nos vemos em breve. Até mais!

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