Um dos principais desafios dos empreendedores é pensar em como atrair clientes para a sua loja física. Afinal, não há como vender se você não tem os clientes ideais para a sua marca, correto?
Você que é lojista sabe muito bem que o seu espaço físico não só concorre com outras lojas do mesmo formato como também com os estabelecimentos virtuais que vendem o mesmo produto.
A boa notícia é que há estratégias que, quando bem aplicadas, conseguem atrair clientes com o perfil do seu negócio. Pensando nisso, selecionamos dicas valiosas para você vencer esse obstáculo. Fique conosco até o fim do artigo e saiba tudo o que é preciso fazer!
Boa leitura!

Dicas de como atrair clientes para a sua loja física


1. Saiba qual é o perfil do seu público


Antes de aplicar qualquer estratégia de marketing ou publicidade, o primeiro passo é conhecer verdadeiramente quem é o seu cliente. Se nós te perguntássemos, você saberia descrevê-lo com todos os detalhes mais importantes?
Você pode descobrir mais sobre ele aplicando pesquisas de mercado, tanto com os clientes que já fazem parte da sua base quanto com os potenciais clientes.
Levante todas as informações possíveis: sonhos, desejos, necessidades, rotina, produtos que consome, etc. Assim, será mais fácil atrair a atenção do seu público por meio de uma estratégia que se conecta diretamente com aquilo que ele precisa.
Baseando-se nas informações coletadas, elabore um documento que contenha uma ou mais personas e observe sempre que necessário realizar uma estratégia de como atrair clientes para a sua loja.

2. Realize ações promocionais diferentes


As ações promocionais são excelentes estratégias de como atrair clientes para a sua loja física, porém você pode variá-las da seguinte forma:
  • elabore kits de produtos com preços atrativos;
  • crie programas de fidelidade;
  • promova sorteios a partir da compra de itens específicos;
  • distribua brindes de produtos que a sua loja precisa divulgar sempre que o cliente comprar um produto de um valor específico;
  • realize promoções estratégicas sempre que novos produtos chegarem à sua loja. Dessa forma, você terá oportunidade para vender os produtos em estoque e fazer com que o cliente adquira novos itens, ainda que em uma próxima visita.
Antes de elaborar as promoções, é preciso que você saiba os objetivos delas para analisar o custo-benefício.
Além disso, estabeleça as regras de forma clara e defina prazos curtos, causando urgência nos clientes. Assim, eles serão atraídos de forma ágil para a sua loja antes do término da promoção, portanto, frases como “só hoje” são indicadas para essa finalidade.

3. Atenda os seus clientes sem cometer excessos


Saber como atrair clientes para a sua loja física também tem relação direta com um atendimento equilibrado. A propósito, o desequilíbrio nesse ponto é um dos principais motivos de reclamações dos consumidores em relação aos estabelecimentos físicos.
Então, o que não seria considerado exagero? Para não passar dos limites, a sua loja deve:
  • ter uma relação estritamente profissional com os clientes;
  • não agir com falta de educação em qualquer ocasião;
  • não considerar críticas como ofensa pessoal;
  • oferecer um atendimento ágil;
  • entender o problema do cliente, ter empatia e procurar ajudá-lo da melhor forma possível;
  • não ficar “seguindo” o cliente a todo o tempo, deixando-o incomodado.

4. Atraia os seus clientes utilizando o Instagram


O Instagram é uma das principais redes sociais e uma das mais utilizadas. Cada vez mais, a plataforma tem oferecido várias oportunidades para que as marcas potencializem a sua presença no meio digital.
Para quem quer aprender como atrair clientes, algumas funcionalidades importantes da rede são:
  • stories - normalmente, costuma receber mais visitas do que o feed. Através desse recurso, você pode divulgar os bastidores da sua loja, fazer enquetes, responder às dúvidas e interagir com os clientes e fazer lives de lançamentos e promoções;
  • reels - com ele você pode fazer vídeos curtos assim como o Tik Tok. Aproveite a ferramenta para falar sobre novos produtos, destacando suas principais características, gerando a vontade no seu público de comprá-los;
  • feed - utilize esse espaço para postar fotos dos produtos da sua loja ou compartilhar qualquer outra informação que você considera importante;
  • instagram shopping - utilize a funcionalidade para vender os produtos da sua loja física no espaço virtual;
  • instagram ads - com ele, você patrocina links (as postagens que são sinalizadas como “patrocinada”) para divulgação da sua loja e direciona o cliente para o canal que desejar, como o WhatsApp da sua marca, por exemplo.

5. Utilize o WhatsApp Business para atrair clientes


Você sabia que o WhatsApp Business é uma ferramenta poderosíssima de como atrair clientes para a sua loja física?
Isso porque ele também funciona como um canal de atendimento ao cliente, onde você realiza vendas utilizando o aplicativo e negocia a melhor forma de entregar o produto ao comprador.
Nele, você pode inserir as principais informações da sua loja, como nome, endereço, horário de funcionamento personalizado, links para site, redes sociais da marca, catálogo com as fotos de todos os principais produtos do estabelecimento.
Um recurso bastante utilizado pelos empreendedores são as respostas automáticas personalizadas. Às vezes, algum cliente ou potencial cliente pode entrar em contato num momento em que não há atendimento disponível. 
É importante que tenha uma mensagem de boas-vindas para recebê-lo e também avisá-lo quando o atendimento estiver indisponível, mas que em breve ele será respondido.
Além disso, o app também serve para a divulgação de ofertas, novidades, tirar dúvidas dos clientes sem que eles precisem se deslocar a sua loja, tornando o atendimento ainda mais ágil.
Outro recurso bastante útil da ferramenta é o WhatsApp Pay, onde é possível pagar e receber valores em dinheiro, sem qualquer intermediação. Isso facilita ainda mais a experiência de compra do seu cliente.

6. Redobre o cuidado com a fachada da loja


A identidade visual da sua marca deve estar bem visível na fachada da loja. O ideal é que ela esteja presente de um jeito diferenciado, uma forma não só criativa de como atrair clientes para a sua loja física, mas também de ser uma lembrança fácil na mente do seu público.
A iluminação e a vitrine também fazem parte da fachada. Ambientes pouco iluminados afetam a visibilidade e luminosidade em excesso ofuscam a visão e escondem a qualidade das peças expostas.
Para a vitrine, aposte em temas sazonais, como lançamentos, novas coleções e datas comemorativas. Esses elementos influenciam na decisão do consumidor de entrar na sua loja ou partir para o estabelecimento concorrente.
Acessórios, objetos de decoração e manequins de tamanhos e modelagens diversas são apostas indispensáveis na hora de chamar a atenção do público.

Conclusão


Saber como atrair clientes para a sua loja física é fundamental para o sucesso do seu negócio, pois a sua marca ganhará a preferência do público e será lembrada pelo seu diferencial competitivo.
Adotar estratégias certeiras ajudam bastante nesse processo e contar com parceiros confiáveis nesse momento faz toda a diferença.
Por isso, para manter a sua vitrine caprichada, conte com a MMF Expositores. Fale agora mesmo com o nosso time de vendas e adquira as melhores peças para a sua vitrine. 

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